Sunday, October 27, 2013

São Paulo, um mestre


"Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério. Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima.Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição."(II Tim 4,1-8)

São Paulo nos ajudou muito no Ministério de ensinar e evangelizar. Ele é o grande mestre do “evangelizar sem descanso” (cf 2Cor 11,22s).
Podemos resumir sua metodologia respondendo algumas perguntas a respeito da evangelização feita por ele: Quando? Como? Onde? A quem?

Quando Paulo ensinava?

Paulo começou a ensinar imediatamente após a sua experiência de Jesus ressuscitado, na cidade de Damasco (cf 2Cor 11,32). Ele ensinava nas sinagogas (cf At 9,20); ensinava dia e noite (cf At 20,31); oportuna e inoportunamente (cf. 2Tm 4,2); sem descanso (cf. 2Cor 11,22ss).

Como Paulo ensinava?

Ele falava às multidões (cf. At 14,11); ensinava por meio de cartas (cf. Ef 6,22); por meio de visitas pessoais, particularmente a certas pessoas (At 13, 6-7); aproveitava os acontecimentos e dos fatos do dia-a-dia (cf. At 17,22); orando pelos seus formandos (cf. Rm 16,1-16; 1 Cor 1,4).

Onde Paulo ensinava?

No areópago ateniense, no barco (cf. At 27,21ss), na sinagoga (cf. At 13,14), na praça (cf At 17,170, ou seja, em qualquer lugar.
Ensinou nas oito grandes capitais: na do sarameus, Damasco, a Capital religiosa de Jerusalém, na capital política de Roma, na capital comercial de Antioquia, na capital da estética de Éfeso, na capital do pecado, Corinto, na capital cultural de Atenas e na capital dos “confins da terra”, Espanha.

A quem Paula ensinava?

Aos pobres, as mulheres, aos homens, ao carcereiro, diante de reis (rei Agripa), na casa de César, diante do governador Félix, no sinédrio, nos quartéis militares, nas casas, diante de príncipes e aos judeus e gentios.

Que São Paulo possa ser nosso grande exemplo de evangelização no mundo. São Paulo, rogai por nós!